segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A utilização das TIC na aprendizagem!

Após uma leitura crítica dos comentários trocados no fórum 1 e da pesquisa realizada durante este desafio deixo este pequeno texto que retrata a minha reflexão sobre o tema - "A utilização das TIC na aprendizagem".
Todos estamos conscientes que vivemos num mundo em que o “digital” se instalou, está connosco em todo o lugar, a toda a hora. Como não podia deixar de ser também nas escolas os computadores fazem parte do quotidiano das nossas aulas e salas. Hoje, a inclusão do computador no ambiente educativo é uma imposição.
No entanto, segundo Luís Borges Gouveia, o importante não são os computadores mas sim o que nós fazemos com eles ou ainda segundo José Pacheco e Alda Pereira (citando Gros): só "quando o computador se tornar invisível nos cenários educativos, quando for transparente para os seus utilizadores, ele poderá fazer parte da cultura escolar e a sua apropriação será efetiva por parte dos seus utilizadores".
"O sucesso da utilização das tecnologias na educação é fundamentalmente pedagógica", como refere Alda Pereira. O desenvolvimento das novas tecnologias não diminui em nada o papel do Professor, antes o modifica profundamente, constituindo uma oportunidade que deve ser plenamente aproveitada. Certamente que o Professor já não pode, numa sociedade de informação e de conhecimento, limitar-se a ser difusor do saber. Avocará outras funções, nomeadamente, promover a pesquisa e a colaboração multidisciplinar. Terá um papel fundamental no incentivo dos alunos para a interacção e o debate de ideias, propondo-lhe trabalhos e críticas reflexivas, promovendo simultaneidade de papéis. A atenção do professor terá que se centrar no despertar do aluno, tornando-o atento ao que o rodeia, para que esteja preparado para novas situações, imediatas ou futuras. Torna-se parceiro de um saber coletivo que lhe compete organizar
Sendo assim, o Professor deixa de se apresentar como o núcleo do conhecimento para se tornar um otimizador desse mesmo conhecimento e saber, convertendo-se num:
-         Organizador do saber;
-         Fornecedor de meios e recursos de aprendizagem;
-         Estimulador do diálogo, da reflexão e da participação crítica.
 
Neste domínio, como em tudo o que implica mudança não existem fórmulas milagrosas. Para além da inclusão de tecnologia como suporte à transmissão de conhecimentos, não pode ser esquecido o elemento cognitivo comportamental dos alunos, havendo por isso a necessidade de uma reestruturação dos modelos pedagógicos, que deve começar por incluir, na formação inicial de professores, conceitos, métodos e técnicas que os habilitem para este novo desafio.

Por sua vez, o papel do aluno também se altera perante o aumento exponencial das hipóteses de pesquisa. As Tecnologias da Informação puseram à sua mercê inúmeras fontes de informação, mas há que saber pesquisar, procurar e, ainda mais importante, saber gerir a informação que é recebida. O diálogo com o professor é fundamental e insubstituível.
Com este novo modelo de aprendizagem tenta-se dar ao aluno um papel diferente, mais interventivo, gerador de conhecimentos com a informação que ele próprio obtém, mas sempre orientado e motivado pelo professor.
O sistema de ensino baseado neste modelo tenderá a estimular a criatividade e a dinâmica da aprendizagem na sala de aula e fora dela, esperando-se resultados cada vez melhores.
A performance dos alunos no intercâmbio de informações é de especial importância, seja com os professores e/ou com os seus pares.
Estas alterações não são mais que o acompanhar das transformações sociais.
Robert Branson na sua obra “paradigma” fala deste novo processo de ensino - aprendizagem baseando-se na alteração dos papéis e das competências do docente e do discente alterando-se assim o paradigma da educação: o professor deixará de ser o detentor do conhecimento e o aluno apenas o recetor.

Será o uso das novas tecnologias que irá alterar a forma de ensinar?
Será que pode ser um recurso base para essa alteração?

Ficam aqui estas dúvidas mas uma certeza todos nós temos – PARA ALTERAR O PARADIGMA DA EDUCAÇÃO É NECESSÁRIO QUE TODOS OS QUE FAZEM PARTE DO PROCESSO TENHAM FORMAÇÃO ADEQUADA E VONTADE, vontade de aprender, vontade de ensinar, vontade de mudar…

Maria Jesus Pereira

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