![]() |
A nova aprendizagem |
Infelizmente são normalmente essas que os professores
usam com os seus alunos: O PowerPoint em que o professor, fazendo uso duma
tecnologia, não deixa de ministrar uma aula expositiva (os alunos continuam a
ser simples recetores das mensagens, com um outro formato, com mais umas quantas
imagens); A plataforma moodle, essa maravilha da tecnologia que os
professores, na sua maioria, usam como simples ”caixa de correio” para colocar os seus “apontamentos”.
“…é preciso evoluir para se progredir, e a
utilização da informática desenvolve os conteúdos com uma metodologia
alternativa, o que muitas vezes auxilia o processo de aprendizagem. O papel
então dos professores não é apenas o de transmitir informações, é o de
facilitador, mediador da construção do conhecimento.”
Veiga ( 2001, p.2)
Outras tecnologias, no
entanto auxiliam a aprendizagem de um modo mais atrativo. A tecnologia tem que ser
mais social, favorecer a interação do aluno com os seus pares. É o caso dos
e-grupos ou fóruns fechados. Para adquirir de forma plena um conhecimento o
aluno precisa contextualizá-la e validá-la junto a especialistas na área ou
outras pessoas com os mesmos interesses, o que pode ser feito conectando-se em
redes sociais. Participando numa comunidade prática, interagindo com colegas
mais experientes em algum assunto de interesse comum, tem a chance de aceder a novas
informações, socializar, expor, refletir, reconstruir e desenvolver de forma
plena novos conhecimentos.
Maria de Jesus
Sem comentários:
Enviar um comentário