quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Novas tecnologias versus novos conhecimentos

 A nova aprendizagem
Esta UC ensinou-me que na realidade nem toda a tecnologia favorece a construção de um conhecimento de forma plena.
Infelizmente são normalmente essas que os professores usam com os seus alunos: O PowerPoint em que o professor, fazendo uso duma tecnologia, não deixa de ministrar uma aula expositiva (os alunos continuam a ser simples recetores das mensagens, com um outro formato, com mais umas quantas imagens); A plataforma moodle, essa maravilha da tecnologia que os professores, na sua maioria, usam como simples ”caixa de correio” para colocar os seus “apontamentos”. 

“…é preciso evoluir para se progredir, e a utilização da informática desenvolve os conteúdos com uma metodologia alternativa, o que muitas vezes auxilia o processo de aprendizagem. O papel então dos professores não é apenas o de transmitir informações, é o de facilitador, mediador da construção do conhecimento.”
                                                                                                                     Veiga ( 2001, p.2)

Outras tecnologias, no entanto auxiliam a aprendizagem de um modo mais atrativo. A tecnologia tem que ser mais social, favorecer a interação do aluno com os seus pares. É o caso dos e-grupos ou fóruns fechados. Para adquirir de forma plena um conhecimento o aluno precisa contextualizá-la e validá-la junto a especialistas na área ou outras pessoas com os mesmos interesses, o que pode ser feito conectando-se em redes sociais. Participando numa comunidade prática, interagindo com colegas mais experientes em algum assunto de interesse comum, tem a chance de aceder a novas informações, socializar, expor, refletir, reconstruir e desenvolver de forma plena novos conhecimentos.

Maria de Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário