Antigos paradigmas
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Novos paradigmas
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Ensinar.
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Aprender a aprender.
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Ênfase no conteúdo, na aquisição de
conhecimentos “certos” e definidos.
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Ênfase em aprender a aprender, a fazer
boas perguntas, a estar aberto. Conhecimento sujeito a mudança.
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Aprendizagem como produto, como
destino final. Prioridade ao desempenho.
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Aprendizagem como processo.
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O papel do professor é o de transmitir
conhecimento e controlar a qualidade da absorção/retenção.
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O professor é um facilitador, um
agente de aprendizagem. Ele catalisa a aprendizagem.
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Produz-se desenvolvimento por
transferência de conhecimento.
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As pessoas crescem por si na medida em
que o seu potencial seja estimulado.
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É preciso desenvolver a base do
conhecimento das pessoas e aguçar o seu raciocínio lógico.
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É preciso potencializar a intuição, a
criatividade e a sensibilidade das pessoas.
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O objetivo é desenvolver pessoas.
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O objetivo é ajudar pessoas a se desenvolver.
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Primeiro a teoria, depois as suas
aplicações práticas. Teoria e prática nem sempre estão relacionadas.
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A prática com reflexão e envolvimento
faz gerar as teorias. Ênfase na relação da teoria com a prática.
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Os estágios de desenvolvimento
intelectual devem ser estruturados com dinâmica própria e pré-fixada.
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A mente humana é capaz de saltos inesperados.
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As pessoas têm que adequar-se ao
sistema e usar raciocínio lógico.
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As pessoas devem ser estimuladas à
criatividade e inovoção.
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O professor ou a instituição adota um
método próprio de ensino.
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O professor estimula o aluno a
verificar o seu próprio estilo de aprendizagem.
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Ênfase no raciocínio analítico-linear,
baseado em “conhecimentos de livros”. Teoria
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Ênfase na racionalidade somada à
intuição. Teoria é complemento resultante de experiências/vivências.
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A educação é uma fase da vida que se
encerra com a formatura. Destina-se a preparar pessoas para desenvolver
papeis específicos.
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A educação é continuada, permanente,
relacionada apenas tangencialmente à escola. A velocidade do progresso científico
exige educação permanente.
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Só se aprende quando somos jovens.
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A aprendizagem faz-se em qualquer
idade.
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A estrutura do currículo é rígida, prescritiva,
burocrática, fechada a inputs da
comunidade.
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A estrutura do currículo é flexível,
tanto em conteúdo como em metodologias. Encorajado por inputs da comunidade.
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O professor proporciona conhecimentos,
caminhos de “mão única”. O professor é dono do conhecimento.
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O professor também aprende durante o
processo; caminho de “mão dupla. O professor é parceiro na aprendizagem.
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Salas de aula projetadas para
eficiência e conveniência. Ênfase na tecnologia.
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Preocupação com a criação do ambiente
para a aprendizagem. Ênfase nas relações humanas professor-aluno.
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Autoritariasmo.
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Parceria, liberalismo.
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Este blogue é o início de uma caminhada que tem como objectivo a partilha de conhecimentos no âmbito da unidade curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação em Ambientes Educativos, do mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares.
domingo, 5 de janeiro de 2014
Novos Paradigmas - Ensino - Aprendizagem.
Eu diria que Novos Paradigmas - Ensino - Aprendizagem poderiam ser consideradas as
palavras chave de "UMA NOVA ESCOLA PARA TODOS E COM TODOS".
Nesta tabela o Professor Doutor Gilberto Teixeira (FEA/USP )
compara antigos e novos paradigmas do ensino aprendizagem.
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