domingo, 5 de janeiro de 2014

Novos Paradigmas - Ensino - Aprendizagem.

Eu diria que Novos Paradigmas - Ensino - Aprendizagem poderiam ser consideradas as palavras chave de   "UMA NOVA ESCOLA PARA TODOS E COM TODOS".


Antigos paradigmas

Novos paradigmas
Ensinar.


Aprender a aprender.

Ênfase no conteúdo, na aquisição de conhecimentos “certos” e definidos.

Ênfase em aprender a aprender, a fazer boas perguntas, a estar aberto. Conhecimento sujeito a mudança.
Aprendizagem como produto, como destino final. Prioridade ao desempenho.

Aprendizagem como processo.
O papel do professor é o de transmitir conhecimento e controlar a qualidade da absorção/retenção.

O professor é um facilitador, um agente de aprendizagem. Ele catalisa a aprendizagem.
Produz-se desenvolvimento por transferência de conhecimento.

As pessoas crescem por si na medida em que o seu potencial seja estimulado.
É preciso desenvolver a base do conhecimento das pessoas e aguçar o seu raciocínio lógico.

É preciso potencializar a intuição, a criatividade e a sensibilidade das pessoas.
O objetivo é desenvolver pessoas.

O objetivo é ajudar pessoas a se desenvolver.
Primeiro a teoria, depois as suas aplicações práticas. Teoria e prática nem sempre estão relacionadas.

A prática com reflexão e envolvimento faz gerar as teorias. Ênfase na relação da teoria com a prática.
Os estágios de desenvolvimento intelectual devem ser estruturados com dinâmica própria e pré-fixada.

A mente humana é capaz de saltos inesperados.
As pessoas têm que adequar-se ao sistema e usar raciocínio lógico.

As pessoas devem ser estimuladas à criatividade e inovoção.
O professor ou a instituição adota um método próprio de ensino.

O professor estimula o aluno a verificar o seu próprio estilo de aprendizagem.
Ênfase no raciocínio analítico-linear, baseado em “conhecimentos de livros”. Teoria

Ênfase na racionalidade somada à intuição. Teoria é complemento resultante de experiências/vivências.
A educação é uma fase da vida que se encerra com a formatura. Destina-se a preparar pessoas para desenvolver papeis específicos.

A educação é continuada, permanente, relacionada apenas tangencialmente à escola. A velocidade do progresso científico exige educação permanente.
Só se aprende quando somos jovens.

A aprendizagem faz-se em qualquer idade.
A estrutura do currículo é rígida, prescritiva, burocrática, fechada a inputs da comunidade.

A estrutura do currículo é flexível, tanto em conteúdo como em metodologias. Encorajado por inputs da comunidade.
O professor proporciona conhecimentos, caminhos de “mão única”. O professor é dono do conhecimento.

O professor também aprende durante o processo; caminho de “mão dupla. O professor é parceiro na aprendizagem.
Salas de aula projetadas para eficiência e conveniência. Ênfase na tecnologia.

Preocupação com a criação do ambiente para a aprendizagem. Ênfase nas relações humanas professor-aluno.
Autoritariasmo.

Parceria, liberalismo.

Nesta tabela o Professor Doutor Gilberto Teixeira (FEA/USP  ) compara antigos e novos paradigmas do ensino aprendizagem.

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